BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: Especialista Waldyr Loureiro aponta como não virar alvo de criminosos digitais nas festas de fim de ano

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Especialista Waldyr Loureiro aponta como não virar alvo de criminosos digitais nas festas de fim de ano

 

As festas de fim de ano trazem consigo o aumento natural do consumo, mas também um perigo silencioso. Entre buscas por passagens aéreas e a correria para garantir os presentes, a distração dos usuários torna-se a ferramenta principal dos golpistas. Somente no último ano, o DataSenado registrou que mais de 40 milhões de brasileiros perderam dinheiro em crimes cibernéticos.

O PERIGO MORA NO CLIQUE

A tática mais comum envolve o envio de links fraudulentos via e-mail ou WhatsApp. Ao simular grandes varejistas, os criminosos induzem a vítima a entregar dados sensíveis ou instalar vírus que assumem o controle do celular.

O advogado, escritor, professor, palestrante e especialista no combate a fraudes, Waldyr Loureiro, autor da obra 'Vacine-se contra Golpes', reforça que a prevenção é o melhor remédio.

A ARMADILHA DO WI-FI GRATUITO

Além das promoções falsas, outro risco invisível está nas redes de Wi-Fi públicas de shoppings, aeroportos e hotéis. Embora convenientes, essas conexões facilitam a interceptação de dados por terceiros.

Segundo Loureiro, a exposição nesses ambientes pode ser fatal para a saúde financeira:

"Muitas pessoas acessam o internet banking ou realizam compras em redes abertas sem saber que estão em um ambiente inseguro. Nesses locais, seus dados e senhas podem ser clonados com facilidade. A regra de ouro é: nunca realize transações bancárias ou envie documentos sensíveis utilizando conexões públicas."

CHECKLIST DE SEGURANÇA: COMO SE PROTEGER AGORA

Para evitar que o seu fim de ano termine em prejuízo, siga estas recomendações:

Desconfie de preços irreais: Se o desconto é bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe.

Verifique a URL: Certifique-se de que o site possui o cadeado de segurança e que o endereço não tem letras trocadas (ex: https://www.google.com/search?q=lojaoficiall.com em vez de lojaoficial.com).

Use o Cartão Virtual: Para compras on-line, utilize o cartão virtual gerado pelo app do seu banco. Ele pode ser descartado após o uso.

Fuja do Wi-Fi Aberto: Para acessar bancos ou apps de pagamento, use sempre o seu pacote de dados (4G/5G).

Ative o 2FA: Mantenha a autenticação de dois fatores ativa em todas as suas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Assista a essa reportagem que saiu no Cidade Alerta, da Record, sobre um caso desvendado pelo Dr. Waldyr Loureiro