BLOG DO LA - Fotos, Notícias e Festas dos Famosos por Luiz Alberto Barcellos: Instituto Portas promove o I Congresso Estadual de Psicologia Hospitalar

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Instituto Portas promove o I Congresso Estadual de Psicologia Hospitalar


Foi uma grande vitória para a Psicologia Capixaba sediar o I Congresso Estadual de Psicologia Hospitalar. Em 1995 quando se iniciou o primeiro movimento científico nesse sentido, o I Ciclo de Debates em Psicologia Hospitalar eram apenas 32 participantes e o número de Instituições Hospitalares com psicólogos atendendo nessa modalidade eram apenas duas. Então, a cada biênio ou triênio o Ciclo de Debates de ampliava e hoje há mais de 30 instituições pelo estado que contam com a Psicologia Hospitalar dentro de seu quadro de serviços prestados.
A psicologia hospitalar evoluiu muito com a notória conquista de espaço e construção de técnicas de humanização dos serviços de saúde prestados em situação ambulatorial ou de internação.
Agora, em 2018, podemos contar com a vinda da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar para prestigiar o Espírito Santo e tentar trazer para cá um núcleo da SBPH para Vitória.
O I Congresso de Psicologia Hospitalar do Estado do Espírito Santo, apresentou trabalhos de várias modalidades de atendimento psicológico em ambiente hospitalar. Seus resultados são excelentes índices do desenvolvimento da psicologia capixaba.
Quem participou desse momento histórico da Psicologia Hospitalar, do norte a sul do Estado, assistiu à um programa científico primoroso e de grande qualidade para a formação dos estudantes de psicologia e para os profissionais que ingressam nessa profissão na área da Saúde.
Enfim, o Instituto Portas, a FAESA e todos os participantes estão fazendo a diferença na Psicologia Hospitalar! Fotos Gilberto Moulin 

Palestrantes: Fernando Furieri, Kathy Marcondes, Daniela Reis, Maria Lívia Moretto e Rafaela Feijó
Palestrantes: Kathy Marcondes, e representando o HUCAM, Jamile Lima dos Santos, Sandra Kirchmayer, Josélia Alves Oliari, Queila Cássia Corrêa Guimarães 
Rafaela Feijó, presidente do Congresso, entre a turma do Instituto Portas
Kathy Marcondes, Kennedy Moraes Camacho e equipe de psicólogos representando o Hospital Dório Silva
Apresentação cultural com Projeto Doutores Alegres (Instituto Alegrar)
“A importância do trabalho multidisciplinar em internações psiquiátricas em dependência química.” com Fernando Antônio Furieri

“De portas abertas para as famílias nos hospitais: desafios e possibilidades.” com Daniela Reis e Silva
“Contribuições da psicanálise à psicologia hospitalar.” com Maria Lívia Tourinho Moretto, Doutora em Psicologia (USP), vice presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia hospitalar.
“O papel do psicólogo na equipe de cuidados paliativos.” com Rachel de Freitas Wandekokem Cazelli.

“De portas abertas para as famílias nos hospitais: desafios e possibilidades” com Daniela Reis e Silva, Mestre e Doutora em Psicologia Clinica e membro de importantes entidades internacionais de saúde; atua área de prevenção ao suicídio.
“A prática do psicólogo no processo de transplante renal.” com Rayane Aparecida Roncete.
Jamile Lima dos Santos, Palestrante, Psicóloga hospitalar, Doutora e Mestre em Teoria Psicanalítica, Chefe da unidade de apoio multiprofissional da HUCAM e Preceptora da Residencia, Com “A criança como sujeito em constituição: Reflexões sobre o papel do Psicólogo em enfermaria Pediatrica”. 
A platéia participando com perguntas
 “Aspectos psicológicos do trabalho em odontogeriatria.” com Sandra Kirchmayer
O psicólogo (a) no hospital: possibilidades de intervenção na maternidade de alto risco e UTI neonatal.” com Queila Cássia Corrêa Guimarães
“Psico-oncologia: a escuta e o acolhimento em uma perspectiva simbólica do adoecimento”, com Eugênio Engelhardt Donadia
Entrega dos certificados