BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: SANDRA RESENDE APRESENTA SÉRIE DE PINTURAS ABSTRATAS INTITULADA "NOVA RIQUEZA" NO MEMORIAL DA PAZ

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

SANDRA RESENDE APRESENTA SÉRIE DE PINTURAS ABSTRATAS INTITULADA "NOVA RIQUEZA" NO MEMORIAL DA PAZ


A artista plástica Sandra Resende apresenta série de pinturas abstratas pautadas em suas pesquisas acerca da transformação de jazidas minerais do Brasil. Ao pesquisar sobre os modos de atuação dos principais garimpos brasileiros na contemporaneidade, Sandra se surpreendeu com a capacidade de renovação da natureza e de reestruturação do homem. A artista criou uma série de obras inspirada na memória e na transformação temporal desta paisagem. Intitulada Nova Riqueza, a série apresenta trabalhos que sugerem, de forma abstrata, esse ciclo de degradação e reutilização. Segundo a artista a trajetória que despertou seu olhar foi:  “A movimentação das águas e das terras, o embate, o tempo, trouxeram para o meu trabalho uma fala que se junta numa demonstração de força e de poder de se reestruturar. Esse novo sentido conferido aos sítios de mineração, afirma que há lugar para esse novo olhar, seja ele pela força da própria natureza, dessas intempéries, ou pela ação do homem de revitalizar esse lugar”.
A história dos garimpos brasileiros retrata a incansável busca pelo ouro, então símbolo de um bem durável que pudesse oferecer estabilidade caso encontrado, são as ferramentas que Sandra Resende encontrou pra tratar dos assuntos da sua pintura. A intensa atividade de exploração mineral e a drástica degradação do solo resultaram em lugares “vazios”. Porém, anos depois, estes sítios foram transformados em paisagens revitalizadas e reutilizadas para novas atividades. Nova Riqueza, assim como os atuais trabalhos de mineração, vem propor um ciclo gerido pela sustentabilidade do homem nesse espaço, com a intenção de ressensibilizar aquela paisagem destruída.A exposição tem curadoria de Michaela Blanc do MAR - Museu de Arte do Rio. 
A exposição fica até o dia 30 de setembro, no Memorial da Paz, na Praça do Papa, Enseada do Suá. A visitação é gratuita e poderá ser feita de terça à sexta, das 9h às 17hs e aos sábados e domingos, das 12hs às 16hs.
Pode ainda ser feito o agendamento pelo email: escritóriodearte.dayseresende@gmail.com ou pelos telefones 27 3132-5295 / 99985-1300 / 99962-2130.
Dayse Resende, Sandra Resende e Michaela Blanc
Igor Gonçalves e Gil Nunes
Liliane Maia e Bernadette Rubim entre Marina e Marcia Wolff Perin
José Fonseca, Antonia e Mila Marques
Aline Plaster e Luiza Cristina
Isabela Brito, Geraldo Lino, Dayse Resende, Paula Batestin e Carlos Benevides
Katia e Natalia Pezzin com Sandra Resende
Irany Rodrigues, Livia Pachera e Alice Caldeira
Carmem de Gregório, Geraldo Lino, Glaucia Sanches e Ronan Cardoso
Renato Perini e Lurdinha Pinho
Beth Naeme e Marcio Montteiro 
Viviane Bermudes e Rose Cristina
Vanessa Venturim e Fabiana Tonini
Michaela Blanc, Wagner Modenesi, Sirlane Fernandes e Lastenio

UM PASSEIO PELA EXPOSIÇÃO