BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: MUSICAL DA VINCI

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MUSICAL DA VINCI


Era uma vez… / Once upon a time… / Es war einmal…

Inspirado nos contos dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm, foi apresentado, pelas turmas da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, no Teatro Da Vinci, o Musical Da Vinci – Grimm.
Contos dos irmãos Grimm, como Chapeuzinho Vermelho, Os músicos de Bremen, Cinderela e Branca de Neve, foram encenados em forma de musical pelos pequenos, contextualizados ao tema do mês – Alemanha, considerando o “mosaico de etnias na formação do povo capixaba”, tema transversal eleito para 2013.
O espetáculo apresentou em cena os irmãos Grimm e seus personagens contando e interpretando alguns trechos dos contos. As músicas trabalhadas, as histórias encenadas na Casa do Conto, passando pela exposição dos irmãos Grimm, e também pelos conteúdos de sala de aula, tudo contribuiu para que as crianças mergulhassem no universo literário clássico das histórias infantis.
“Nesse processo, pudemos exercer com muita liberdade e imaginação os mais diversos papéis. Princesas e fadas, bichos falantes e cavaleiros errantes… Personagens que encantam e, por certo, encantaram a todos”, afirmou Pedro de Alcântara, que assinou a trilha sonora e a direção do Musical.
Pedro também destaca o trabalho do 1º ano do Ensino Fundamental com a terceira língua, o alemão, sem deixar de lado o desenvolvimento das línguas oficias da escola, o português e o inglês (as músicas foram apresentadas nos dois idiomas). A língua alemã foi representada também pelas alunas Fernanda Meira de Barros, 7º ano, e Luísa Guimarães Vaz, 1ª série, que abriram o musical.
O figurino dos alunos, um encantamento à parte, fez uma releitura dos trajes de época e típicos alemães e também dos personagens dos livros infantis. 
O cenário completou o espetáculo.  Elaborado pela artista plástica do Da Vinci, Luciana Biasutti, foi composto por painéis de madeira, pinturas, e até mesmo galhos de árvores naturais que deram profundidade ao espaço, harmonizando com a iluminação elaborada para o evento.

O musical foi um enorme sucesso, aplaudido a cada música. Os pequenos, mais uma vez, deram um show e os pais prestigiaram e se emocionaram a cada momento.