BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: Kasa Decor recebe Christina Barros para palestra de tendências de cores na decoração

terça-feira, 7 de maio de 2019

Kasa Decor recebe Christina Barros para palestra de tendências de cores na decoração

A loja Kasa Decor, comandada por Andreia Stefenoni, é especializada na decoração de ambientes e promove, com frequência, bate-papos com os profissionais do segmento para troca de experiências. Na última semana, recebeu a conceituada decoradora Christina Barros para apresentar a palestra "Tendências e Efeitos da Cor". Christina tem uma longa trajetória profissional no mercado capixaba de decoração, além de ser uma querida por todos. Em seu estudo, com várias fontes, unindo fornecedores e publicações especializadas, ela fez uma análise bem dinâmica que resumimos abaixo alguns tópicos.
Refletir o ar do tempo na parede. É mais ou menos esse o desafio, que há 16 anos reúne experts ao redor do mundo, incluindo as artistas plásticas brasileiras Carlota Gasparian e Adriana Pedrosa, com um objetivo claro: antecipar qual será a cor do próximo ano.
“Mapeamos o que está acontecendo na sociedade e como isso influenciará o apetite dos consumidores por diferentes cores. Em 2018, por exemplo, havia um senso maior de incerteza, que se refletiu no desejo por cores acolhedoras e reconfortantes”, explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e de comunicação da AkzoNobel, marca holandesa.
“Agora, percebemos que as pessoas se sentem um pouco mais energizadas e motivadas a agir, ao mesmo tempo que querem criar lares que reflitam um senso de despertar, e sejam convidativos.”
Resultado? 2019 será o ano de Creme Bruleé, um tom de caramelo que resume bem o desejo de se abrir, de se envolver com o ouro e tornar o mundo um pouquinho melhor (ou mais doce!) – seja marchando pelo direitos das mulheres, se mobilizando para retirar plástico do oceano ou apenas tendo boas atitudes no dia a dia. “Depois de fechar as portas para se refugiar e organizar as ideias, as pessoas se sentem motivadas a abrir as janelas e encarar a realidade”, acrescenta Fernanda, ressaltando que o tom de açúcar queimado não está sozinho, ainda que seja a grande estrela.
Dividido em quatro pilares – Pensar, Sonhar, Amar e Agir -, o estudo propõe paletas sob medidas para diferentes necessidades, interconectadas por meio da cor do ano. Quem quer um ambiente onde a calma prevaleça e as ideias possam fluir à vontade pode misturar o Creme Brulée com tonalidades neutras, como preto e azul-marinho.
Paredes brancas são a norma, o consenso esperado na maioria das nossas casas. Mas por que manter o padrão, quando desafiá-lo pode ser muito mais recompensador? Pouquíssimos elementos têm a capacidade de transformar um espaço de maneira tão absoluta quanto uma renovação cromática total.
Fotos Giovanni Albino
Christina Barros e Andreia Stefenoni
O look de Andreia inspirado na tendência das cores
Alvim Borges e Andreia Stefenoni
Christina Barros
Amanda, Andreia e Carol Daros
Najla, Lorena e Andreia
Andreia Stefenoni entre Patricia e Cynthia Fernandes
Fabíola Caldas e Andreia
Najla El Aouar, Andreia e Carol
 Tendências