BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: EXTRAORDINÁRIO DIAMANTE BLUE MOON DE 12,03 QUILATES É VENDIDO POR USS$ 43,2 MILHÕES

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EXTRAORDINÁRIO DIAMANTE BLUE MOON DE 12,03 QUILATES É VENDIDO POR USS$ 43,2 MILHÕES

A Cora International LLC anunciou ontem a venda do extraordinário diamante Blue Moon de 12,03 quilates pelo lance vencedor no valor de $43,2 milhões. O diamante raro, único e com a classificação fancy vivid blue moon (diamante-fantasia de cor azul intensa e radiante Blue Moon) foi vendido em um leilão altamente competitivo da Sotheby's Genebra (Suíça).
"Este diamante é uma verdadeira dádiva da natureza. O GIA (Instituto de Gemologia da América) classificou 400 diamantes azuis e apenas quatro deles receberam a classificação fancy vivid blue. Sendo assim, mesmo entre esta classe extremamente rara de diamantes azuis, conseguir um azul intenso e radiante, 12 quilates, internamente perfeito, é realmente tão raro quanto uma 'lua azul'", disse Ehud Laniado, presidente da Cora International LLC.
"Nossos especialistas avaliaram a gema por um período de cinco meses. Foram criados trinta modelos, e cada um deles cortado de forma diferente até a obtenção do resultado perfeito", disse Laniado. "Após este processo, foram necessários mais três meses até a gema chegar à sua espetacular forma final através do uso de tecnologia avançada e ferramentas sofisticadas. Talvez joalheiros tenham apenas uma chance na vida de lidar com um diamante tão raro, e estamos muito felizes por Cora ter tido a oportunidade de vivenciar esta experiência."
O diamante Blue Moon foi descoberto em janeiro de 2014 na mina histórica de Cullinan na África do Sul. Obtido pela Petra Diamonds LTD como um diamante bruto de 29,62 quilates, a gema foi adquirida pela Cora International LLC em fevereiro de 2014 pela quantia de US$ 25.555.555,00 em um lance disputado. O diamante é de um azul extraordinário bem intenso e radiante com rara saturação, tonalidade e brilho. Os diamantes azuis estão entre os mais raros e cobiçados entre todos os diamantes. A gema é uma das mais excepcionais encontradas na mina de Cullinan, que é considerada a principal fonte de diamantes azuis do mundo. O Blue Moon foi exposto no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles (NHM), em uma exposição temporária especial no cofre do museu destinado às gemas. O diamante esteve também exposto em outros museus.
A Cora International LLC é sediada na Fifth Avenue na cidade de Nova York, a Cora é uma importante marca de luxo, considerada uma das principais empresas do mundo especializadas no corte de diamantes de grande tamanho e valor. É reconhecida globalmente por seus diamantes raros e únicos que se destacam pelo tamanho e cores fantasia intensas e brilhantes.