BLOG DO LA - Famosos, glamurosos, sociedade e cultura por Luiz Alberto Barcellos: A palavra Ubuntu é de origem bantu e significa: humanidade

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

A palavra Ubuntu é de origem bantu e significa: humanidade

Humanidade é o sentimento de benevolência, em relação aos semelhantes, e aos desfavorecidos. E é exatamente essa a proposta do Prêmio Ubuntu Destaques do Ano, que enaltece a cultura negra e ações que fortalecem a cultura afro brasileira. As indicações de nomes são feitas por grupos culturais e entidades ligadas ao movimento artístico e negro, e por meio da equipe de articulação do projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura.
Entre os premiados estavam Isabel Fillardis como Melhor Atriz e comemorando seus 26 anos de carreira, Rodrigo França, JP Rufino, Cauê Campos, Olivia Araújo, Dhu Costa, entre muitos outros. A celebração à cultura e principalmente valorização do trabalho do negro no meio artístico, corria tranquilamente. Bem, isso até diretor do Teatro Carlos Gomes, local cedido para celebração e entrega dos troféus “dar defeito...” 
A festa, iniciou às 19h. E por volta das 20h30 a direção do teatro já estava pedindo para encerrar, pois o local tinha que fechar. Exatamente às 21h o próprio diretor do local subiu ao palco e começou a gritar com as organizadoras: "se não acabarem logo com isso eu vou tirar todo mundo aqui de dentro, eu mesmo acabo". No auge da falta de respeito com a premiação e os artistas que ali estavam recebendo seus troféus sem tempo nem mesmo de agradecerem, as luzes foram todas acesas, as portas abertas e o som desligado por instantes. Aos pedidos de respeito e o protesto civilizado e mais do que correto, ligaram o som, mas as luzes se mantiveram acesas, mas não foi capaz de quebrar o brilho da coragem dos que ali se mantiveram.
Fotos Beatriz Damy/AgNews
Homenageados